QUATRO MIL ESTUDANTES DA BARRA DOS COQUEIROS RECEBERÃO LAPTOPS

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Município é pioneiro no programa Um Computador Por Aluno, do Ministério da Educação (MEC), que será lançado em junho

No início da tarde desta quarta-feira, 19, o governador Marcelo Déda conheceu os detalhes e o equipamento do programa Um Computador por Aluno (UCA), do Governo Federal, que é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) visando promover a inclusão digital de professores e alunos em cerca de 300 escolas em todo o país.

Em Sergipe, o processo de implantação do programa se dará a partir do município da Barra dos Coqueiros - um dos cinco escolhidos no país -, onde serão distribuídos cerca de quatro mil laptops. Segundo o governador, há uma estimativa de que o programa poderá ser lançado com a presença do presidente Lula, no início do mês de junho.

“Na Barra faremos o projeto piloto, onde todos os alunos e professores da rede pública (estadual e municipal) terão um computador desse modelo, significando universalização de acesso à internet e a abertura de uma nova fronteira para a educação sergipana”, sentenciou Déda.
Para o governador, diversos benefícios serão proporcionados ao permitir que os alunos possam pesquisar e acessar a internet de suas casas e nos finais de semana, a partir da implantação plena do programa. Nesse sentido, o MEC e a Secretaria de Estado da Educação (Seed) já estão atuando para instalação da rede lógica que permitirá este acesso nas unidades escolares e no estudo para implantação da rede sem fio no município.
Especificações e segurança

O modelo apresentado foi o vencedor da licitação nacional, que virá adaptado com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola. Além disso, ele terá o sistema operacional bloqueado para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

“Isso impedirá, por exemplo, que se o equipamento vier a ser roubado, após dois ou três dias, o sistema operacional bloqueie o equipamento que não for devidamente conectado à rede da unidade escolar. Ele permite a inclusão digital a partir da escola, pois se o aluno abandonar a escola o computador pára de funcionar. E isso é mais um estímulo para combater a evasão escolar”, ilustrou Déda.

Participaram da apresentação, realizada no gabinete do Palácio de Veraneio, o representante do Gabinete da Presidência da República, José Luiz Aquino, o representante do Ministério da Educação, Edécio Marques Bento, além dos secretários de Estado da Educação e da Casa Civil, respectivamente, José Fernandes de Lima e Oliveira Júnior. Fonte:
Info Net, 19/05/2010.

0 comentários:

Postar um comentário

About This Blog

Blog Archive

  © Blogger template The Beach by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP