HOMEM SE PASSANDO POR MÉDICO ATENDIA EM LAGARTO POR MAIS DE UM MÊS

terça-feira, 18 de maio de 2010

Um homem se passando por médico, e que prestava atendimento no Hospital N. S. da Conceição na cidade de Lagarto e em outras cidades da região, foi preso em flagrante no final da tarde desta segunda-feira(17/05).

Elvio Silvio Rocha da Silva, 34 anos, havia sido contratado há pouco mais de 15 dias, mas já estava atendendo na unidade hospitalar lagartense como clínico geral há mais de um mês. Ele estava usando o registro profissional do médico acunputurista Dr. Orlando Costa Tavares, que trabalha em Camaçari-BA.

A farsa começou a ser descoberta quando Elvio decidiu fazer compras na cidade usando o nome do médico verdadeiro. Elvio tentou comprar um carro, e como procedimento comum, a financeira ligou para números de familiares para confirmar endereços, entre outras informações.

O pai do Dr. Orlando, Jacilando Tavares, ao receber as ligações, resolveu ele mesmo averiguar. Saiu de sua residência em Aracaju e veio à Lagarto. Se passando de paciente foi ao Hospital e pediu uma consulta com o então seu “filho” Dr. Orlando. Foi atendido e chegou a dialogar com o impostor, e perguntou o nome do pai dele, no qual respondeu que seria um “Aderbal”.

Ao sair do hospital, Jacilando foi direto para a delegacia regional e prestou queixa, registrando o B.O. Os policiais de prontidão, comandados pelos delegados Hildemar Rios e Ademir, foram até o hospital e fizeram o mesmo procedimento que Jacilando, para registrar o flagrante. Um dos policiais se passou por paciente e ao perguntar o nome do médico, ele confirmou como sendo "Orlando Costa Tavares", e foi então que foi dada a ordem de prisão.
O médico falso foi encaminhado algemado para a delegacia de Lagarto para interrogação.

Segundo o delegado Hildemar Rios, Elvio Silvio disse que é da cidade de Jaguaquara-BA e que vinha atendendo em outras cidades como Riachão, Poço verde, Rio Real e Alagoinhas. Ele disse ao delegado que cursou dois anos de medicina, mas não chegou a concluir. Elvio permanece preso na delegacia de Lagarto mas será tranferido para Aracaju. Mais de doze pessoas já foram ouvidas, entre pacientes, diretores e enfermeiros.

HOSPITAL N. S. DA CONCEIÇÃO
Segundo o diretor do Hospital N. S. da Conceição, Dr. Luiz Eduardo, o médico falso foi submetido aos procedimentos comuns de contratação, mas ele confirma que houve uma falha, pois a secretária teria solicitado ao Conselho Regional de Medicina os dados necessários para a conclusão da contratação e ainda não havia tido um retorno, mas confiando nas informações de outras cidades em que o médico atendeu - pois as mesmas teriam sido as melhores possíveis - resolveu efetivá-lo.

TRABALHAVA PARA O MUNICÍPIO DE LAGARTO
Outra informação que foi passada no depoimento de Elvio à polícia foi de que ele atendeu cerca de trinta pessoas no pov. Colônia Treze, a serviço do município de Lagarto. O erro por parte da Secretaria de Saúde, segundo o próprio falsário, teria sido idêntico ao da administração do hospital: confiança na palavra. Ao dizer que trabalhava no hospital, as portas teriam sido abertas na Secretaria de Saúde. A secretária de saúde Cristiane Carvalho teria afirmado que o médico não tinha sido contratado pelo município, pois estava ainda esperando a documentação.

[ATUALIZADO]
Hoje, 18, pela manhã, a secretária de saúde Cristiano Carvalho em entrevista à Rádio Progresso no programa de JC, confirmou a informação de que Elvio realmente tinha feito atendimentos pelo município na Colônia Treze. Segundo a secretária, o falso médico atendeu sem permissão da secretaria, pois ainda estava em processo de avaliação.

PREOCUPAÇÃO COM PACIENTES DO FALSÁRIO
O delegado Hildemar Rios pede que todos que foram atendidos pelo médico falso não tomem nenhum medicação ou procedimento indicado por ele. O risco de acontecer uma tragédia pode ser grande. O diretor Luiz Eduardo, enfatiza que os medicados pelo impostor deve se dirigir ao hospital imediatamente para refazer o diagnóstico e que deve suspender imediatamente toda a prescrição.

"BOM FALSO MÉDICO"
Enfermeiros do Hospital ficaram surpresos com a notícia de que o médico era um impostor, devido ao conhecimento que o mesmo tinha nos procedimentos da medicina. Segundo informações, até médicos da cidade teriam ligado para o impostor para tirar dúvidas da área médica.
Um enfermeira chegou a dizer que nunca tinha visto uma sutura (conhecida popularmente como pontos cirúrgicos ) tão perfeita como a que o "Doutor" fazia.
Alguns pacientes também haviam dito que estavam "sãozinhos" depois que passaram pelo "Dr. Orlando Costa", incluindo um homem que foi operado de hemorróida.

Em contrapartida, em outro caso denunciando, uma paciente da Colônica Treze piorou depois que tomou os medicamentos indicados pelo impostor. Fonte:
Portal Lagartense, 17/05/2010.

0 comentários:

Postar um comentário

About This Blog

Blog Archive

  © Blogger template The Beach by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP